Reflexão 6 - Conhecimento

O conhecimento que leva ao crescimento individual e especificamente o espiritual teve, como em toda a história da humanidade, uma trajetória cíclica. Nos primórdios da civilização, na época de Atlântida, o acesso ao conhecimento era liberado, sendo, o único condicionante a esse acesso as tendências e aptidões do individuo. Isso propiciava a existência de uma sociedade de seres livres, seguros e com a devida preocupação espiritual que se manifestava em seu dia-a-dia.

Mas, ainda na própria Atlântida, no ocaso dessa civilização, os sacerdotes, já tomados pelo poder e a possibilidade de dominar sobre os demais, passaram a tornar o conhecimento um segredo para poucos. E, desde aí, isto passou a ser uma tônica nas sociedades seguintes, como o Egito e até os dias de hoje.

Mas devemos perceber que estamos vivendo novos tempos, uma nova energia espiritual, onde os segredos deixam de existir e, novamente, o homem passa a acessar um manancial cultural, informativo, formativo e de ascensão mental, emocional e espiritual bem maiores do que nos últimos séculos.

O que deve ficar muito claro é que o uso desse conhecimento, para não se tornar uma âncora que leve a destruição espiritual, tem de ser utilizado, percebido e totalmente conscientizado que esse carrega em si a qualidade de somente ser utilizado para o Bem, para o Amor e para a Luz. essa qualidade intrínseca deixa transparente que o uso de todo conhecimento vindo de Deus, da Luz e do Amor para fins não devidos leva ao desfecho óbvio de que o indivíduo deixa de tê-lo disponível e, para retornar a acessá-lo, terá de percorrer um caminho bem mais longo de volta, em direção a Deus.

Portanto, o uso do conhecimento não deve ser domínio de alguns, mas sim acesso de todos para que tenham a oportunidade de entendê-lo com a real consciência de sua natureza e possam usá-lo de modo transparente, com o discernimento, a responsabilidade e finalidade para os quais foi criado. Isso tudo deixa clara a importância da conscientização individual baseada na Ética, na Honestidade, na Pureza e no Amor a Deus. Sem isso, esse conhecimento pode se tornar uma ferramenta de queda espiritual e não de ascensão, como é sua finalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz por você deixar sua opinião - ela é muito importante para mim!
Muita luz e amor
mirna