Reflexão 33 - Contole mental

Controlar seus pensamentos é a base para a concentração necessária para cada ação e a sabedoria de viver o presente e usufruir cada instante como ele realmente é: único!

Comece por testar a sua capacidade de concentração, deitando-se ou sentando-se confortavelmente em um sofá, relaxe todo o seu corpo, feche os olhos, não durma e preste atenção no curso de seus pensamentos...e perceba a grande e desordenada e veloz profusão com que eles se apresentam dificultando sua captação. Acompanhe cada um deles com atenção...faça esse exercício várias vezes até perceber que seus pensamentos começarão a surgir de forma cada vez mais ordenada e seguir aquele que você escolher para concentrar sua atenção se torna mais fácil.

E para não permitir que pensamentos indesejados e insistentes o perturbem, passemos ao exercício seguinte, que aguça a mente, e fortalece a memória e a consciencia, devendo, por isso, ser feito ao longo de toda a vida: escolha um pensamento ou uma ideia qualquer de sua preferencia, fixe-a com toda a força e rejeite veementemente todos os outros pensamentos que tentam interferir e que nada tenham a ver com o do exercício, faça isso por dez minutos - inicialmente você só conseguirá fazer isso por alguns segundos, mas com o tempo vai melhorando...mas só passe para o exercício seguinte quando conseguir realizar este pelos dez minutos solicitados.

O terceiro exercício é o aprendizado de esvaziamento total da mente: deite-se confortavelmente e relaxe o corpo inteiro, feche os olhos, rejeite todos os pensamentos que insistem em aflorar e fixe-se em um estado de vazio total sem desviar ou distrair-se ou adormecer por dez minutos.

Ao final de cada exercício, anote seus progressos, suas dificuldade, seus sucessos...e faça uma programação para executá-los pelo menos uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz por você deixar sua opinião - ela é muito importante para mim!
Muita luz e amor
mirna