Desenvolvendo o seu QE

As suas emoções agindo a seu favor são diretamente responsáveis pelo seu sucesso ou seu fracasso e o queociente emocional (QE) pode ser desenvolvido e estimulado.

Os meios para desenvolver sua inteligência emocional segundo o Dr. Hendrie Weisinger são: aumentar a capacidade da autoconsciência, controlar as emoções e aprender a se auto motivar.

Para o desenvolvimento da autoconsciência comece por prestar atenção aos seus atos e sentimentos e o modo como você faz suas ponderações e avaliações e realize auto críticas regularmente, mas ponderadamente, e descubra como as pessoas ao seu redor percebem você. Mas, para que isso seja um processo eficiente é preciso ter o máximo possível de auto honestidade e intenção de auto conhecimento.

O controle das emoções passa pela capacidade de manter um diálogo interno construtivo e controlando a excitação que pode afetar seu corpo físico, como estados de ansiedade, desânimo, por exemplo, e faça do entusiasmo e o bom humor aliados valiosos - lembre que você pode ser seu grande amigo ou seu grande inimigo, pois excesso de críticas e culpas são perniciosos. Aprender a gerir as suas emoções e conviver com elas de modo a crescer como um ser integral é escolha sua.

Para se auto motivar, você pode recorrer a suas crenças e atitudes, afinal, você é aquilo que pensa de você mesmo e você só faz o que escolheu se houver comprometimento; e as atitudes são o que o faz feliz, ou não. Apoio e incentivo também motivam, portanto, procure se cercar de pessoas positivas, de alto astral; nos momentos de crise, elas fazem a diferença. Sempre se pode utilizar a figura-modelo de alguém que superou as adversidades e que lhe inspire por sua história de vida; e também transforme fisicamente o seu entorno - o local de trabalho, o local onde você vive tornando-os mais alegres, mais inspiradores com uma decoração de alto astral.

São atitudes que podem parecer triviais mas que surtem efeito claro e direto sobre a percepção emocional com que vemos o mundo como um todo.

2 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário no meu blog!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi dinda!!!

    Minha mãe me ensinou que devo ter hábito da leitura desde cedo.Então qdo começar a ler será os seus blogs.
    Minha mãe que escreveu,mas ela leu tudo para mim entender.Obrigada Dindinha,abraço na Branca.
    Eu gostei tb dos slides,muito atrativo.
    bju Bronye Ellen e mamãe Bro

    ResponderExcluir

Fico feliz por você deixar sua opinião - ela é muito importante para mim!
Muita luz e amor
mirna