A Fisica e o espiritismo 15

                                                           
Ditado por espíritos diversos - Recebido por P.A.Ferreira

O Fluido Cósmico Universal (FCU):

Após a Teoria da Relatividade Especial que considera o tempo como mais uma coordenada, equivalente ao espaço, o Universo passou a ser descrito como um contínuo quadridimensional espaço-tempo. O efeito túnel foi então descrito como uma passagem pela dimensão tempo neste espaço quadridimensional. Isto deu vazão a muitas histórias de ficção com viagens pelo tempo, para o passado e para o futuro, levantando muitos paradoxos. Devido à impossibilidade de reproduzir de forma controlada em laboratório os fenômenos espiritas, já que obviamente os Espíritos sendo seres inteligentes, com sua própria vontade, não se sujeitariam a isto, a Ciência preferiu ignorar a existência desses fenômenos, preferindo estudar aquilo que era possível de ser repetidamente confirmado por toda a comunidade científica. Assim, o pouco que foi feito em termos científicos, não se tratando de fenômenos parapsicológicos, só pode ser encontrado na literatura espírita; a explicação encontrada não difere muito do conteúdo deste livro e por ser extensa não a repetiremos aqui. Vamos então à nona mensagem que traz sutilezas adicionais sobre o assunto. 

Nona Mensagem

Um espírito pode estar no plano da mente, no plano espiritual ou, quando mais densificado por adição de partículas do campo, no plano material, ou ainda encarnado num corpo material. Cada uma destas situações representam um grau de profundidade no campo da energia. Haveriam em princípio três regiões: a material, a espiritual e a mental e entre as duas primeiras uma interpenetração dos dois planos que chamaremos de "região de coexistência". Da mesma forma existe uma transição entre os planos espiritual e mental. Poderíamos esquematizá-las como regiões concêntricas, com o plano mental no centro seguido do plano espiritual e do plano material na periferia. Neste esquema mostrado na figura 1, podemos simbolizar melhor o transporte de matéria de forma quase instantânea entre dois pontos distantes A e B, quando é feito passando pelo campo mental:


No gráfico acima o raio dos círculos seria a dimensão adicional que podemos chamar de quinta dimensão, que é a dimensão da energia, que teria o nível zero na interface entre os planos material e espiritual, ficando a energia negativa nos planos espiritual e mental. Se convencionássemos colocar a origem da energia no centro, todas as regiões teriam energia positiva diferindo apenas pelo nível. A curvatura do espaço é denominada agora de curvatura do qüindimensional espaço-tempo-energia quantizado. 

A luz conhecida no mundo material, em seu aspecto ondulatório, pode ser entendida como flutuação na densidade da energia positiva, a luz do plano espiritual como flutuação da densidade da energia negativa e a luz do plano mental como flutuações do campo mental. Cada uma destas três formas de luz podem ser percebidas nos outros planos. A luz do plano espiritual é a responsável pela formação da aura nos corpos materiais e a luz do plano mental é sentida como a luz do Amor espiritual.

O campo de energia, ou simplesmente FCU, no nível zero de energia, entre os dois universos, é constituído pelos diversos tipos de partículas elementares e suas antipartículas, positivas e negativas, embora com densidades locais diferentes. Essas partículas elementares e suas respectivas antipartículas formam os dipolos elétricos. Além disto pares elétron-pósitron girando em torno um do outro, com massa total nula, pares de quark e antiquark e mésons também entram na constityuição do FCU. Para níveis de energia mais positiva o campo vai tendo cada vez mais excesso de partículas elemenmtares h+ e pares de partículas materiais livres. Da mesma forma quanto mais negativo o nível de energia mais excesso de partículas h- e antipartículas virtuais são encontradas no campo. Uma antipartícula só é virtual se possuir energia negativa. Uma antipartícula com energia positiva encontra-se no mundo material. 

No espírito encarnado as energias positivas e negativas estão mais intimamente ligadas, embora cada uma em seu plano, graças à natureza do fluido vital que nada mais é que o FCU dotado de características especiais de vibração coerente, induzida no íntimo da estrutura celular. O perispírito adquire então estrutura semelhante à do corpo material e possui órgãos sensoriais correspondentes, permitindo-lhe a percepção da luz espiritual em seu cérebro perispiritual. Por meio de treinamento adequado é possível intensificar a comunicação entre os dois cérebros de modo a desenvolver os diversos tipos de mediunidade. Isso exige uma alta capacidade de abstração das sensações materiais, obtida com o auxílio da meditação, de modo a se poder sentir a sutil comunicação interior.

Como a região central é o plano mental podemos nos referir às três formas de energia também pelo nome de consciência que teria assim os três planos já conhecidos: consciência objetiva (a do plano material), subconsciência ou inconsciente coletivo (a do plano espiritual) e consciência cósmica (a do plano mental). Os transportes de matéria por efeito túnel não são uma viagem pelo tempo como se diz na ficção de hoje, na verdade são uma viagem através da consciência ou energia. Obviamente existe diferença entre consciência e energia. Podemos dizer que a consciência é um processo dinâmico de transferências de energias, que implica na existência de um organismo capaz de realizar essas transferências, embora no plano mental não haja necessidade desse organismo pois o próprio holograma já constitui por si mesmo um sistema organizado autoconsciente, ou onisciente. Deve ser notado entretanto que os níveis de consciência correspondem a diferentes níveis ou estados de energia. Esta é a razão da meditação, onde aquietamos nosso cérebro material que funciona em nível elevado de energia embaraçando a observação do funcionamento do cérebro perispiritual. 

Campinas, 9/4/95.

Resumo da Nona Mensagem:

O Universo é descrito pelos Espíritos como um qüindimensional espaço-tempo-energia quantizado, pois que não só a energia, como também o espaço e o tempo, são discretos. O efeito túnel é descrito como uma passagem pela dimensão da energia, portanto sem os inevitáveis paradoxos da viagem pelo tempo. O campo de energia, ou simplesmente FCU, no nível zero de energia, entre os dois universos, é constituído pelos diversos tipos de partículas elementares e suas antipartículas, positivas e negativas, com densidades locais diferentes. Essas partículas elementares e suas respectivas antipartículas formam os dipolos elétricos. Além disto pares elétron-pósitron girando em torno um do outro, com massa total nula, pares de quark e antiquark e mésons também entram na constituição do FCU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário