A Fisica e o espiritismo 05

 Ditado por espíritos diversos - Recebido por P.A.Ferreira


A dimensão mental: 

Um holograma é uma imagem em três dimensões obtida pela passagem de um raio laser através um filme holográfico. Para fazer um filme holográfico divide-se um feixe de raios laser por meio de um prisma e então se ilumina o objeto a ser fotografado com um dos feixes de raios laser. Este feixe após ter sido refletido no objeto, é reunido ao segundo feixe, sobre o filme, formando uma figura de interferência. Uma figura de interferência ocorre também quando jogamos duas pedras num lago e as ondas produzidas se encontram formando linhas cruzadas de cristas e depressões. Passando um raio laser sobre o filme revelado aparecerá uma imagem tridimensional do objeto. Este filme holográfico tem várias propriedades, por exemplo, se o cortarmos em quantos pedaços desejarmos, cada pedaço ainda é capaz de projetar a imagem completa do objeto. Portanto cada pedaço tem todas as informações que existiam no filme inteiro. A luz laser é usada aqui por ser coerente, isto é, todas as suas ondas estão em fase e são de uma única freqüência, sendo assim excelente para a criação de interferências precisas. 

Muitos cientistas da atualidade, como David Bohm e outros, acreditam que a um nível profundo da realidade todas as coisas do Universo estão infinitamente interconectadas. O Universo em si próprio é uma projeção holográfica e neste Universo holográfico até mesmo o tempo e o espaço deixam de ser vistos como fundamentais. Para Pribram o cérebro humano também funciona segundo os princípios holográficos o que explicaria muitos experimentos já realizados. Esta nova forma de ver a realidade, proposta por Bohm e Pribram, passou a ser chamada de paradigma holográfico e embora muitos cientistas a vejam com ceticismo, outros tem sido galvanizados por essa nova maneira de ver o Universo, e um número cada vez maior de cientistas acreditam que esta seja a teoria mais acurada da realidade que já foi imaginada até hoje.

Sendo a realidade uma projeção holográfica devemos todos concordar sobre aquilo que vemos por um consenso formulado em um nível mais profundo que seria o do inconsciente ou da Alma, no qual todas as mentes estariam conectadas. 

Vejamos então o que nos dizem os Espíritos:

Terceira mensagem:

1. Do Holograma 

O Universo é mais complexo do que imaginamos aí na Terra. Os campos que mencionei na primeira mensagem se complementam e influenciam a matéria. Podemos observar e participar dessa influência usando nossa vontade que é agora mais livre. Quando não estamos próximos à matéria vivenciamos o mundo espiritual em toda a sua grandeza. Essa vivência é bem diferente da que é experimentada aí. Tudo aqui é mais leve, mais fluido, mais rápido, mais luminoso e mais fácil de ser modificado. 

A Doutrina Espírita esclarece que o homem é composto do corpo material, do perispírito e da alma, enquanto que nós espíritos, temos apenas o perispírito e a alma. Na alma está a mente, e no perispírito, que serve de ligação entre a mente e o corpo material, são registradas as memórias de todas as nossas vidas anteriores. É no perispírito, por um processo natural, que é realizada a transformação da percepção tridimensional para a dimensão mental da alma, da mesma forma que o cérebro do corpo material realiza a transformada (o cérebro é um transformador) das impressões dos sentidos materiais em percepção tridimensional. 

Conforme relatei em outra mensagem, aqui tudo é mental e a analogia mais próxima para nos referirmos à constituição de nossa alma é o holograma. Entretanto, embora semelhante na conceituação básica, a mente é muito mais complexa do que um holograma comum. A Ciência já está aceitando a mente como um holograma, mas ainda não possui nenhum modelo matemático que se assemelhe à estrutura da mente em toda sua complexidade. Portanto, ao citarmos o holograma como analogia, ainda corremos o risco de não explicar todos os fatos de forma coerente. Mas sendo o único modelo que se aproxima, vamos tentar usá-lo para uma introdução ao assunto. Cada partícula material, cada partícula de um corpo espiritual, está presente em todos os pontos do holograma da mente universal. Como no holograma, cada ponto da mente possui todas as informações do Universo, com a diferença que a estrutura da mente não é rígida. Uma pequena modificação em um ponto da mente se revela em todos os pontos dessa estrutura. Como o holograma não ocupa lugar no espaço, por estar em uma dimensão diferente, essas modificações podem ser detectadas em pontos distantes do Universo. Decorre daí a aparente ação à distância, com velocidade infinita, como na Interpretação de Copenhague de que a Ciência está agora se dando conta. Para nós o espaço e o tempo são mera ilusão, pois o registro de todas as partículas de matéria estão em todos os pontos do holograma, e qualquer ação entre duas partículas é sentida imediatamente em qualquer parte do universo, independentemente da distância. Assim a distância não existe no plano mental, pois tudo estaria num mesmo e em todos os pontos do holograma. 

Na fotografia em três dimensões temos a fonte de laser, o filme com o holograma e a imagem, tudo disposto no espaço tridimensional. No Universo a luz coerente é o Amor Divino, o filme com o holograma é o campo mental, e a imagem é o Universo, o virtual e o material. Cada um de nós é um ponto da imagem e, ao mesmo tempo, nossa mente é parte do holograma, sendo capaz de ter consciência do restante do Universo. Aqui temos, portanto, uma diferença básica para a fotografia holográfica. No Universo o holograma e a imagem gerada se interpenetram e um ponto da imagem pode estar consciente do restante através da parte da mente que está copresente. É como se houvesse uma fonte de laser em cada ponto do Universo, gerando cada uma a imagem global a partir do holograma. Em termos de Física, diz-se na atualidade que o observador determina o comportamento do experimento, criando com sua mente os resultados que espera observar. Existiria entretanto um acordo tácito entre os diversos observadores para que todos vejam, sintam e aceitem conforme uma convenção aprovada pela maioria. Sem esta convenção nada teria sentido. O termo acordo tácito não é o mais adequado para descrever o conceito já que nossa mente é parte da mente universal e o acordo advém da mente universal. Seria portanto melhor dizer que o observador antecipa o resultado do experimento e que ele muda o comportamento do experimento mudando o experimento, recaindo assim na interpretação clássica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário