A Fisica e o espiritismo 06


Ditado por espíritos diversos - Recebido por P.A.Ferreira

A dimensão mental:

Terceira mensagem:

2. Dos Espíritos 

Quando um espírito sai do corpo terreno, dependendo de sua evolução, poderá permanecer em diversas situações :

- apenas como alma, sem perispírito, em planos do campo mental, para aqueles em estágios mais elevados de evolução;

- como espírito com perispírito, em planos intermediários, vivendo uma vida semelhante à que vivia na Terra, para aqueles que tem uma evolução normal como a maioria das pessoas deste planeta de expiação e provas; seu perispírito se apresenta pouco denso, formado de FCU e antimatéria, sendo que essa densidade diminui quanto maior for a evolução do espírito.

- como espírito com perispírito em planos inferiores, quando o espírito é renitente no mal. Neste caso seu perispírito se apresenta mais denso, com maior quantidade de antimatéria. 

A morte no corpo físico não altera o estado do espírito, que naturalmente irá para perto daqueles que se lhe assemelham em evolução, recomeçando no outro lado no ponto em que se encontrava na Terra. Seu sofrimento ou felicidade será sempre função do plano em que se situam sendo tudo uma conseqüência automática de seus atos. E a todos é permitida a mudança de comportamento para um retorno aos planos superiores em um futuro apropriado, após ter completado sua evolução. 

Para nós, espíritos que estamos vivendo aqui num corpo fluídico, tudo se passa como aí na Terra e vemos também uma ilusão convencional que se comporta como um mundo tão real como o material. Nossos sentidos porém são mais potentes, comandados por nossa mente, e podemos ver, sentir, e nos fazermos sentir em qualquer parte e em vários ou em todos os lugares simultaneamente, dentro da mesma analogia com o holograma mencionada acima. Um sensitivo vivo também pode fazê-lo em transe, ficando seu corpo material num ponto do planeta e aparecendo como espírito em local distante por comando de sua vontade, ou até em mais de um lugar ao mesmo tempo. Para nós tudo isso se torna bem mais fácil, pela ausência da matéria densa. 

Nós espíritos podemos, se assim o desejarmos, nos habituarmos a sentir como se ocupando todo o espaço do universo, mas não o fazemos porque não necessitamos disso já que temos consciência de termos o Universo em nós, e porque ainda estamos habituados a nos relacionarmos com outros corpos espirituais de forma humana. Limitamos assim nossa "visão", bastando para isso desejá-lo, por ser mais cômodo em nosso estágio atual de evolução. Tudo depende, de novo, de estarmos mais ou menos ligado ao perispírito.

Quando "descemos" à Terra (poderíamos também dizer, subimos para o nível de energia da matéria) operamos uma transformação para ajustar nosso corpo perispiritual à matéria, processo a que damos o nome de densificação, de modo a ocuparmos um espaço material. Mas cada parte de nossa alma, cada pequeno ponto formador do todo, continua contendo todas as informações do Universo, como no holograma. A densificação ocorre apenas no perispírito e é efetuada pela incorporação de partículas do campo material. 

Quando dizemos que o corpo fluídico envolve a alma não estamos nos referindo à alma como um núcleo que ocupa um centro no perispírito mas que a alma é como um suporte, uma essência ou uma matriz que está presente em cada elemento do corpo fluídico. Ele toma então a forma de matéria etérea, sutil, constituída de moléculas e átomos sobre essa matriz subjacente. Dito de outra forma, o corpo fluídico é uma projeção do holograma da alma que existe em outra dimensão. 

Essa estrutura existe estando o espírito desencarnado ou não e é por ela que é feita a programação de nossos corpos em cada encarnação, antes mesmo da que será materializada pelos cromossomas. Temos aí também a origem dos fenômenos de materialização, provocada pela migração dos átomos materiais para a estrutura previamente formada do holograma. 

Em planos mais altos, estando o espírito em estágios de evolução adiantados, não existe mais a necessidade dessa estrutura atômica, e o espírito pode existir como forma holográfica, mais sutil, desprendendo o corpo fluídico. Isso sem prejuízo da "forma" externa que pode ser vista ainda como uma projeção holográfica na mente dos espíritos que conosco se comunicam. É notável também, que neste caso, não havendo mais a noção de espaço, podemos todos ocupar ou não um mesmo lugar no espaço material. Mas, ainda por hábito, vemos os demais espíritos e tudo a nossa volta, como ocupando um lugar que convencionamos existir, sendo tudo uma questão de sintonia de nossas mentes que podemos modificar à nossa vontade. Da mesma forma, a matéria pode ser entendida como uma projeção holográfica da mente Divina que todos os seres humanos convencionaram ver da forma como é vista, convenção esta que tem sido transmitida de geração em geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário